sexta-feira, 26 de abril de 2013

Porto

O emblema original do Futebol Clube do Porto continha uma bola de futebol antiga, de cor azul, com a sigla "FCP" em branco.

1910-1922


Em 1922,  o jogador Augusto Baptista Ferreira, atleta do próprio clube, deidiu unir o escudo do FC Porto ao brasão da cidade do Porto.

Sobre a bola de futebol azul estão as armas que D. Maria II atribuiu ao Porto em 1837: no primeiro e último quarto, um escudo com as armas reais (sete castelos e cinco quinas, cada uma com cinco besantes), e as antigas armas da cidade (a Virgem segurando o Menino, ladeados por duas torres) no segundo e terceiro quartos.

Ao centro, há o coração D. Pedro IV, pai de D. Maria II (o D. Pedro I do Brasil). Segundo a sua vontade, o seu coração encontra-se guardado dentro de uma urna de prata em uma Igreja local. No escudo, pode-se observar também o Colar e a Grã-Cruz da Ordem da Torre e Espada de Valor Lealdade e Mérito, do qual pende uma medalha (na qual podem ser lidas as palavras "valor, lealdade e mérito").

Sobre o escudo está a Coroa Ducal e o Dragão negro do poder, pertencente às antigas armas dos senhores destes Reinos, em cujo pescoço está uma fita com a palavra "Invicta", título que D. Maria II atribuiu ao Porto.

1922-2005


2005-atualmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário