quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ajax

Em 1894, quando o futebol se popularizava na Europa, alguns amigos de Amsterdã fundaram um time de futebol, chamado "Union". No mesmo ano resolveram dar ao clube o nome de um heroi da mitologia grega, e o clube foi rebatizado "Footh-Ball Club Ajax". Só em 1900 o Ajax se tornou um clube oficial e sua fundação se deu em 18 de março 1900, sendo chamado "Amsterdamsche Football Club Ajax".

No início, o escudo  nada mais era do que a imagem de um jogador do time, circundado pelo nome do clube.
Na época, o uniforme do clube era vermelho, preto e branco, as cores da bandeira de Amsterdam.

1900-1911


Quando obteve o acesso para a primeira divisão do campeonato nacional em 1911,o Ajax se viu obrigado a trocar suas cores, pois o Sparta Rotterdam usava exatamente a mesma combinação. Os uniformes reservas ainda não existiam e, de acordo com os regulamentos da liga, os clubes mais novos deveriam mudar suas cores se outras equipes da liga já as utilizassem. Então, o Ajax optou por  uma camisa branca, com uma faixa vertical roxa, e um calção branco. Consequentemente, o escudo também teve que ser alterado.

1911-1928

Em 1928, uma nova mudança: foi introduzida a cabeça do herói grego Ajax, que empresta seu nome ao clube. Ao seu lado, pode ser visto um escudo menor, com as cores de Amsterdam.
1928-1990

Em 1990, o clube decidiu mudar o escudo mais uma vez. O motivo desta vez foi bastante trivial: o logotipo antigo era, devido a suas linhas complexas, muito difícil de ser explorado comercialmente. Portanto, um novo desenho foi feito por uma agência de publicidade. A figura de Ajax ainda pode ser reconhecível, que de uma forma mais abstrata. A imagem é formada por onze linhas, simbolizando os onze jogadores de um time de futebol.
1990-atualmente

6 comentários:

  1. O ajax é um grande clube, que com o passar do tempo eu aprendi a respeita e admirar. e fiquei muito curioso pra saber a história do clube.

    ResponderExcluir
  2. Interessa ver as histórias de cada clube, deixando a demência do fanatismo de lado, seja qual time for.

    ResponderExcluir
  3. Não gostei do novo escudo de 1990.
    Eu q sou um torcedor do Ajax desde 1994, lembro q a torcida odio a mudança na época!
    Fico me perguntando até hj, o pq fizeram isso em 90 de mudar o escudo de 1928--1989, tão lindo e imponente por este inesquecível de de 90. Até hj nós torcedores do Glorioso Ajax não gostamos deste escudo, q apaga totalmente o nosso herói mitológico símbolo do clube.

    ResponderExcluir